domingo, 24 de julho de 2011

Nutrição Funcional

O corpo humano é formado pro trilhões de células, que formam os tecidos que, por sua vez, formam os órgãos. Um conjunto de órgãos saudáveis proporcionará ao indivíduo saúde como vitalidade positiva, pois saúde não é apenas a ausência de doenças é a busca pela saúde integral, modulando, por meio de nutrientes e fitoquímicos, todas as reações bioquímicas envolvidas neste processo.
Nesse contexto, a Nutrição Funcional pensa em nutrição celular. Ela focaliza os aspectos bioquimicamente únicos de cada indivíduo, montando intervenções para restaurar o equilíbrio fisiológico e bioquímico de cada um. Há uma otimização dos processos de ingestão, digestão, absorção e utilização dos nutrientes, para que nossas células possam funcionar e se renovar adequadamente. Assim, é possível tratar efetivamente as causas de distúrbios como: enxaqueca, insônia, depressão, hiperatividade, distúrbios de concentração e aprendizagem, alterações de humor, ansiedade, compulsões, irritabilidade, problemas gastrointestinais, rinites, sinusites, dores musculares e articulares, dermatites, doenças auto-imunes, obesidade, entre outras; restabelecendo o equilíbrio orgânico e prevenindo novos problemas.
A Nutrição Funcional baseia-se nesses princípios:
- Individualidade bioquímica: cada pessoa tem um organismo diferente que, por sua vez, tem reações metabólicas diferentes. O organismo sofre influências de fatores ambientais, emocionais, alimentares, historia individual de patologias, uso de medicamentos, hábitos de vida e atividade física, e cada um reage de um jeito.
- Tratamento centrado no paciente: O tratamento é direcionado ao paciente e não a doença, identificando e tratando causas e não apenas sintomas.
- Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes: a oferta de nutrientes em quantidades adequadas e em equilíbrio com todos os outros, para que haja um bom aproveitamento dos mesmos.
- Interrelações em teia de fatores fisiológicos: todas as funções de nosso corpo estão interligadas, de forma que um influencia no outro, gerando desordens que abrangem os diversos sistemas.
- Saúde como vitalidade positiva: equilíbrio Físico, Mental e Emocional.

0 comentários: