segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Germinação de grãos

O meu primeiro post aqui no blog (em 2011) foi sobre alimentos germinados. Eu já comia alimentos germinados, como alfafa e moyashi (broto de feijão), mas a pratica de germinar grãos em casa comecei mais recentemente e estou apaixonada pelo sabor. Por isso, resolvi postar algumas receitas ricas em nutrientes com uma biodisponibilidade bem maior, devido a germinação.

Tenho recebido muitos pacientes que estão procurando a alimentação vegetariana ou vegana. Essa é uma excelente fonte de proteína vegetal, então invistam!!! E para os que acham que esse tipo de alimentos só é indicado para vegetarianos, está muito, mas muito enganado... é um alimento excelente para quem procura uma alimentação mais rica em nutrientes!

Primeiro de tudo, vamos às etapas de germinação. Quem preferir, pode ver o primeiro post do blog clicando aqui.

Separe os materiais: 1 vidro, grãos secos, 1 peneira (ou uma telinha e 1 elástico, vamos fechar a boca do vidro), uma vasilha para apoiar o vidro e um pano para cobrir. Como aqui fiz lentilha e feijão adzuki (um feijão japonês), dobrei todos os materiais. Usei 1/2 xícara (chá) de cada um.

Dia 1. A noite, coloque os grãos no vidro e cubra com o dobro de água. Cubra com um pano e deixe a noite toda.
Dia 2. Na manhã seguinte, os grãos já dobraram de volume, escorra a água, dê uma lavada nos grãos e escorra. Coloque a peneira na boca do vidro e deixe-o inclinado (como na foto). Se tiver alguma telinha, pode tampar com a tela e prender com uma elastico e cubra com um pano. As orientações é que passe uma água e escorra a cada 4h, eu geralmente não estou em casa e acabo fazendo esse processo a cada 6h - 8h.
Dia 3. No terceiro dia, os grãos já começam a germinar. Continue o mesmo processo de enxaguar a cada intervalo.
Dia 4. Os grãos já estão prontos para consumo, tampe o vidro e leve a geladeira. Quem quiser, pode deixar crescer um pouco mais, fica a seu gosto. Caso faça outros grãos maiores, talvez esse processo demore um pouco mais.

Ainda é possível germinar muitos outros grãos, tipo os outros tipos de feijões, grão de bico; sementes como quinoa, girassol; trigo e cevada (para que pode com glúten).  

0 comentários: