terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Arroz rico e completo (com grãos germinados)


Semana passada, postei como germinar grãos (veja aqui), hoje venho mostrar um dos jeitos de se usar esses grãos germinados. Você pode adicionar à molhos, à refogados de legumes, na receita de hoje, fiz um arroz completão. Com 6 grãos, raiz, alga, riquíssimo em nutrientes, proteína vegetal e fibras.


Ingredientes
1 caneca (300ml) de lentilha germinada (veja aqui como fazer)
1 caneca (300ml) de feijão adzuki germinado (veja aqui como fazer)
1 xícara (chá) de arroz agulinha integral
1 xícara (chá) de arroz cateto integral
1 xícara (café) de grão de quinoa
1 xícara (café) de gergelim (usei o preto)
1 xícara (café) de alga hijiki (opcional -- foto)
1 cenoura (pequena) ralada
1/2 cebola picada
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite extra-virgem
sal marinho ou rosa (a gosto)

Modo de preparo:

Lave os 2 tipos de arroz e deixe escorrendo, depois separe os demais ingredientes. Em uma panela, leve os 2 tipos de arroz e a quinoa com 1100mL (1 litros e 100ml) de água em fogo alto, adicione sal a gosto. Assim que ferver abaixe o fogo (deixe destampado). Quando a água secar pela metade (veja na foto), acrescente o gergelim e a alga por cima (não precisa mexer). Tampe a panela e mantenha no fogo baixo.





Em uma frigideira, leve a cebola e o alho para refogar no azeite, até dourar. Acrescente a lentilha e o feijão adzuki, tempere com sal, misture um pouco e desligue o fogo. reserve.






Quando estiver praticamente sem água (veja a foto), que você vê o fundo da panela, acrescente os grãos germinados, que foram previamente refogados, e a cenoura ralada. Misture tudo, acerte o sal, desligue o fogo e deixe tampado por uns 5 minutos antes de servir.




Obs 1. Se não tiver os grão germinados, pode usar sem germinar, mas deixe pelo menos umas 6h de molho em água. e coloque para cozinhar junto ao arroz, acrescentando mais água para cozinhar também os grãos.


Obs 2. A alga Hijiki é encontra em lojas de produtos japoneses. Excelente alimento.


Obs 3. Se não tiver algum dos ingredientes, troque por outro. Por exemplo, gergelim por linhaça, feijão adzuki por feijão carioca, arroz agulinha por arroz vermelho ou arroz negro. Fique a vontade, o arroz é seu!!


Obs 4. Para os vegetarianos e veganos, esse é um prato completo (preferível que faça com os germinados mesmo), sirva com uma saladinha de folhas e está excelente. Para que não é vegetariano, nada impede de servir com alguma carne e salada!! 

0 comentários: