Natalia Kodama

Nutricionista Funcional

Lanches

Opções de lanches para seu dia-a-dia.

Receitas

Receitas sem glúten, sem lactose

Antioxidantes na dieta

Previnem doenças, envelhecimento....

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

31 de agosto - Dia do Nutricionista

No dia 31 de agosto, comemoramos o Dia do nutricionista!!!


Parabéns a todos os meus colegas de profissão!! Profissão que eu me apaixono a cada dia.... E todos os dias eu agradeço por trabalhar e praticar meu hobby ao mesmo tempo!!! Nada como ser feliz o seu trabalho, não é??

Hoje eu queria falar um pouquinho da história da Nutrição Funcional, no Brasil.... Clique aqui e veja a descrição da Nutrição Funcional.

A Nutrição Funcional no Brasil, foi introduzida em 1999, com objetivo de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas complexas por meio da detecção e correção dos desequilíbrios orgânicos. Com esta ótica cada vez mais crescem o número de cursos, com formação de profissionais dedicados e conscientes, de atualização continuada, na busca de caminhos para restauração da vitalidade positiva. Conta com o respaldo científico do The Institute For Functional Medicine e do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional fundado em 2004.

Em vez de limitar-se à prescrição de dietas com os alimentos funcionais tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença à outra), a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite, reumatóide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas e alteração na performance física.

Quem tiver mais interesse, vou deixar uns link de onde eu tirei as informações acima: http://www.ibnfuncional.com.br/http://www.vponline.com.br/2014/pt/index.php

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Salada no pote

Eu sempre vi publicações por aí com a dica de levar salada no pote, mas até você testar, você nunca acha que é tão prático como dizem... Aí, experimentei 1 vez e pronto, entrou na minha rotina...
Então, você que costuma levar marmitas para o trabalho e quase não leva salada de folhas porque murcha ou da trabalho pois tem que levar o tempero separado... Apresento o fim de seus problemas e desculpas... SALADA NO POTE!!!!

1 - coloque os legumes picados, como: cenoura, beterraba, pepino, tomate, podem estar picadas ou raladas, e ainda pode ser outros vegetais cozidos como brócolis, vagem, ervilhas. Leguminosas (grão-de-bico, lentilha, feijão branco), frutas, castanhas e sementes também são bem-vindas.... Use sua imaginação... e os temperos (salsinha, cebolinha, orégano, pimenta, sal, azeite, vinagre, limão, ervas naturais, mostarda, mel....). Nas minhas últimas saladas: SALADA1 - pepino, batata yacon, azeite, umeboshi (ameixa japonesa), salsinha e orégano; SALADA2 - batata yacon, rabanete, salsinha e cebolinha,  azeite, umeboshi (que fez o papel de salgar e deixar um pouco azedinho).
OBS. Alguns legumes como tomate e pepino soltam um pouco de água enquanto ficam no fundo do vidro e essa água ajuda depois para misturar a salada.

2 - coloque folhas que te agradam: repolho, acelga, rúcula, agrião, couve, alface, chicória... SALADA1 -- alface; SALADA2 -- repolho roxo e agrião.

3 - tampe e leve sua marmita a onde for, procurando sempre manter em temperaturas baixas (sacola térmica, geladeira...). 

4 - na hora de comer, é só agitar o vidro e pronto para comer... As folhas se mantêm frescas pois os temperos não entram em contato antes, só depois que agitar...
Vejam uma das saladas depois de aberta:

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Molho pesto de rúcula, manjericão e castanha do pará

Minha querida, muito amiga e nutri Camila Komatsu, postou ontem uma receita de molho pesto que atiçou minhas lombrigas... Hoje tive que fazer, não tinha os mesmos ingredientes, mas não ia deixar de fazer...

Vejam como ficou bonito, e a gostosura eu garanto...


Ingredientes:
2 xic (chá) de rúcula picada
1/2 xic (chá) de manjericão
1 alho
1/2 xic (chá) de azeite extra-virgem
1/3 xic (chá) de castanha do pará (deixei de molho em água umas 2 horas)
Sal marinho, a gosto

Modo de preparo: bata todos os ingredientes, no liquidificador, processador ou com mixer. Se desejar, pode acrescentar um pouco de água. Pode servir com carnes, saladas ou massas. Não requer cozimento, mesmo porque, aquecer o azeite, não é a melhor opção. 

Caso for usar em massa, como fiz na foto, guarde um pouco da água do cozimento do macarrão para incorporar melhor o molho. Junte o molho com o macarrão ainda quente, um pouco da água, misture e sirva em seguida.

Ps: usei esse molho para 2 pessoas.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Geleia de uva com chia

Gente... Ontem fiz uma palestra na Corp - Centro de Oncologia de Rio Preto, falando um pouquinho sobre os Hábitos Alimentares no Tratamento Oncológico. Foi bem gostoso falar um pouquinho sobre nutrição e sobre minha prática...

Oferecemos uma degustação, que foi um sucesso!!! Dentre as opções tinha: pães integrais, bolo integral, bolachinha de arroz, leite de amêndoas, patê de amêndoas, patê de tofu, e... o que não tinha aqui no blog ainda... Geleia de uva com chia!!! Sem adição de açúcar e sem química nenhuma!!!

Vejam o vídeo de como fazer. Fiz ele para colocar no Instagram, não ficou dos melhores, mas dá pra entender:



Ingredientes:
200ml de suco de uva integral (sem açúcar, sem química e sem conservantes -- olhem bem os ingredientes)
4 colheres (sopa) de semente de chia

Modo de preparo: misturar os ingredientes, colocar em uma vasilha e aguardar uma a duas horas. A chia vai absorver o suco de uva e dará a textura de geleia. Ótima fonte de fibras, gordura boa e antioxidantes. Previnem o envelhecimento, o câncer, e outras doenças crônicas. Super saudável e super bem aceito. Experimente!!

Me desculpem!!! Faltou uma imagem do resultado final, mas como estava na correria para a apresentação e degustação, ficou faltando, a única foto que tirei, foi na hora lá e não ficou muito boa... Mas vou colocar aqui (está entre os patês de tofu e amêndoas):

sábado, 9 de agosto de 2014

Biscoitinho integral vegano

Outro dia, compartilhei nas minhas redes sociais uma reportagem da Folha, com diversas receitas interessantes, acho que todas eram vegetarianas/ veganas mais o mais interessantes, eram receitas ricas em nutrientes (clique aqui). Dentre as receitas, estava essa receita que testei só meia receita (a primeira vez eu sempre faço meia receita, vai que não dá certo! heeheh... Então, vou colocar a receita pela metade, como eu fiz, mas se quiserem clique aqui, para verem a original. A original é chamada de goiabinha vegana, mas como não usei goiabada, vou trocar o nome, ok?


BISCOITINHO INTEGRAL VEGANO 

Ingredientes
100g de farinha de arroz integral
100g de mistura de farinhas sem glúten (pode comprar pronta, ou fazer como no final do post ou fazer com a farinha de arroz integral mesmo)
100g açúcar demerara
50g óleo de coco
25g de linhaça dourada batida (deixe umas 6h de molho em 100ml de água)
1 col (chá) de farinha de banana verde
1/2 col (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 col (chá) de fermento
Raspas de limão (esqueci de colocar) e frutas secas (usei uva passa) .

Modo de preparo: Bater o açúcar, o óleo, a linhaça (com água e tudo) e até virar o creme. Em uma vasilha junte esse creme com os ingredientes secos. Misture bem até formar uma massa homogênea (ainda gruda um pouco na mão). Por fim, acrescente o fermento e o bicarbonato, deixe descansar por 10 min. Depois desse tempo, a massa já não gruda mais nas mãos, faça bolinhas, coloque a fruta seca e dê uma pressionada. Coloque em uma assadeira com papel manteiga e untada com óleo. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por 12 min ou dourar. 

Mistura de farinhas sem glúten: 3 xícaras de farinha de arroz, 1 xícara de fécula de batata, 1/2 xícara de polvilho doce, 1 colher (chá) de goma xantana.

domingo, 3 de agosto de 2014

Batata Rosti

Ingredientes para a batata:
3 batatas (médias) inglesas
1 batata-doce (média)
3 colheres (sopa) de linhaça triturada
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: leve água para ferve (o suficiente para cobrir as batatas); coloque as batatas e deixe cozinhando por 15 minutos. Depois de cozidos, retire da água, e nas receitas originais mandam deixar 12h na geladeira. Como não me programei antes, deixei 1h no congelador. Depois passe pelo ralador (ralo grosso), coloque a linhaça triturada, e tempere com um pouco de sal e pimenta. Misture delicadamente (senão vira um purê) e reserve. 

Recheios: você pode usar o que quiser, pode colocar ricota com espinafre (para quem pode com leites); queijos de vaca ou búfala; frango desfiado; brócolis; atum;  carne moída.... Use sua imaginação... A receita do recheio de hoje, está no final do post.

Montagem
1- Pincele uma frigideira pequena com 1 colher (sobremesa) de azeite.
2- Coloque 1/4 das batatas.
3- Coloque 1/2 do recheio.
4- Cubra com 1/4 das batatas. 

Tampe e deixe por uns 3 minutos em fogo baixo. Quem tiver outra frigideira do mesmo tamanho, pincele com azeite, junte as frigideiras e vire rapidamente para que a batata passe para a outra frigideira, leve ao fogo tampado por mais 3 minutos e está pronto. Como eu não tinha outra frigideira, virei em um prato e passei para a mesma frigideira, para dourar o outro lado (me desculpem, faltaram as fotos). Faça o mesmo com o resto das batatas e recheio.  Pronto, receita para duas pessoas, sirva com uma saladinha verde...

Recheio de hoje:
Ingredientes: 4 shitakes desidratados; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (sopa) de saquê (pode ser outra bebida alcoólica); 1 cebola picada; 2 tomates picados (sem pele e sem semente); 2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde; 100ml de água; 2 xícaras (chá) de folhas verdes (usei folhas de brócolis e de salsão); sal, pimenta e ervas a vontade.
Modo de preparo: hidrate os shitakes por 10 min em água morna (ou até que fiquem macios o suficiente para picar). Pique e leve para uma panela com o azeite, o shitake absorve o azeite e fica bem saboroso, refogue por alguns instantes, e adicione o saquê. Assim que secar (é rápido), acrescente a cebola e refogue até dourar. Acrescente os tomates, a biomassa de banana verde, 100ml de água, o sal e temperos, tampe a panela e deixe cozinhando até que os tomates derretam. Adicione as folhas verdes, esperem murchar, desligue o fogo e reserve. 

sábado, 2 de agosto de 2014

Safras - mês de AGOSTO

Bem-vindo Agosto... Vejam as Safras, os vegetais que mais encontraremos por aí esse mês....


Esse mês, me parece que temos uma variedade maior de frutas, verduras e legumes. Portanto, tem que partir de você a força de vontade de se dedicar a uma alimentação mais saudável, rica em vitaminas, minerais, antioxidantes..

Temos vários alimentos que possuem quantidade significativas de Vitamina C, como o Kiwi, a Laranja, a Carambola, o Mamão, a Mexerica, o Morango, o Agrião, a Couve... A vitamina C é considerada um potente antioxidante, por isso, previne uma série de doenças tais como câncer, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares. Por ser antioxidante, contribui para a detox em seu corpo. 

Além disso, a Vitamina C participa de formação de colágeno. Então para quem quer ter a pele bonita, para quem tem osteoporose ou osteopenia, ou problemas nas articulações, a Vitamina C te um papel bem importante.

Também contribui para a formação de enzimas do Sistema Nervoso. E uma das funções mais conhecidas, auxiliam na absorção de ferro.

Adoro quando encontro mais imagens das safras e assim, vou atualizando a postagem, essas foram via Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário:


(Fonte: TACO - Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA – UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl.. -- Campinas: NEPAUNICAMP, 2011; Biodisponibilidade de Nutrientes/ Silvia M F Cozzolino - 3. ed. rev e ampl - Barueri, SP: Manole, 2009))

Atualizado em 13/07/2016.