Natalia Kodama

Nutricionista Funcional

Lanches

Opções de lanches para seu dia-a-dia.

Receitas

Receitas sem glúten, sem lactose

Antioxidantes na dieta

Previnem doenças, envelhecimento....

sábado, 8 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher: Canela





8 de março, Dia Internacional da Mulher! Um dia que poderia ser todos os dias.... Parabéns mulheres!!!!




Como fiz nos anos anteriores... Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, já falamos sobre o ChocolateFrutas Vermelhas e hoje vamos falar da Canela e seu potencial antioxidante na prevenção ao envelhecimento, mas a canela possui outras funções interessantes....

imagem retirada do google
A canela é tradicionalmente utilizada  como uma especiaria e da medicina tradicional à base de plantas. Muito usada para agregar sabor ou aroma aos alimentos e bebidas, sendo reconhecida por possuir diversas propriedades benéficas à saúde, dentre elas a atividade antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, imunomoduladora e sobre o controle glicêmico.

Os compostos fenólicos e o cromo estão presentes na canela e são considerados como possíveis responsáveis por seus efeitos em melhorar a sensibilidade à insulina, potencializando sua função e o controle glicêmico, estimulando o metabolismo da glicose celularSabe aquela vontade louca para comer um doce? Em muitas vezes, se você fizer uso de um pouco de canela, essa vontade pode passar, pela melhora na sensibilidade da insulina em captar a glicose. 

A sua capacidade antioxidante se dá pela presença desses compostos fenólicos. Os compostos fenólicos são conhecidos por minimizar o dano oxidativo causado pela produção de radicais livres, consequentemente, previne uma série de doenças assim como previne o envelhecimento (tanto da pela como de orgãos). Parece que as cascas de canela poderia atuar como um agente antioxidante melhor do que outras partes da canela (folhas e brotos) com base em suas capacidades de eliminação de radicais. Já que encontramos a casca com maior facilidade, vamos continuar usando elas.

E para quem não lembra muito sobre o que é Estresse Oxidativo, Antioxidantes, clique aqui para lembrar.
Veja no link algumas preparações do blog em que adicionei canela: Preparações.

(Fonte: http://www.vponline.com.br/blog/?p=197Antioxidant activity of various parts of Cinnamomum cassia extracted with different extraction methods.)

sexta-feira, 7 de março de 2014

Safra - Mês de MARÇO

Olha a Safra do Mês de Março que o CRN3 disponibilizou pra gente!!!


Delícias que eu adoro... tanto pelo sabor como pelas propriedades e pela praticidade...

Para os lanches da manhã ou tarde, quer mais praticidade do que levar uma ameixa, uma tangerina um pêssego, uma maçã, uma pêra ou umas uvas?!? Sem contar seus teores de nutrientes... Ainda encontraremos abacate, banana, pinha, goiaba, figo, laranja,

As Brássicas, representadas neste mês pela acelga, rúcula, nabo, repolho... Possuem substâncias anticancerígenas e que auxiliam a Destoxificação Hepática, então vamos investir nelas, para auxiliar a detox de nosso organismo!!!

O inhame possui um fito-hormônio que aumenta capacidade antioxidante e anti-inflamatória. Além de ser um alimento saudável, composto por carboidrato complexo, baixo índice glicêmico, baixo conteúdo lipídico, alto teor de fibras e micronutrientes.

Abóboras, berinjela, beterraba, pepino, não estão na imagem, as também estão na safra do mês.

Adoro quando encontro mais imagens das safras e assim, vou atualizando a postagem, essas foram via Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário





Atualizado em 02/03/2015; 13/07/2016.
(fonte: http://extras.ig.com.br/infograficos/comidaepoca/)

quinta-feira, 6 de março de 2014

Creme alaranjado -- Abóbora Cabotian


Esse creme alaranjado é rico em precursores da vitamina A, o betacaroteno e também o licopeno que é bem conhecido por prevenir o Câncer de Próstata.


A vitamina A também é super importante para manter o bronzeado e a saúde da pele, além de auxiliar o sistema imunológico.

Essa eu servi com pipoca, feita na panela e com pouco óleo. Esse tipo de pipoca é rica em fibras e antioxidante (clique aqui para ver). Não use as industrializadas pois são ricas em gordura, sódio e aditivos químicos que não são interessantes para nosso organismo!!! 



Ingredientes:
450ml de água
1 cenoura pequena
1 fatia (grossa) de abóbora cabotian
1 tomate sem pele e sem semente
1/4 de cebola
1 pedaço pequeno de gengibre
louro, salsinha, cebolinha e sal a gosto

Modo de preparo: coloque a água para ferver com a cebola, o louro, a salsinha e a cebolinha. Quando ferver, coloque a cenoura, a abóbora, o gengibre e o tomate, tempere com sal. Cozinhe até que os legumes estejam macios. Desligue o fogo, e deixe abafado por uns 10 minutos. Leve ao liquidificador e bata muito bem. Caso fique ralo, volte ao fogo para apurar. Caso contrario, pode servir direto com um fio de azeite, acompanhado de uma bela salada de folhas e pipoca (de panela, sem adição de química).

ps: coloquei a abóbora com a casca e assim que estava cozida, antes de bater no liquidificador, tirei a casca. Fica mais fácil tirar a casca quando a abóbora está cozida.

Creme verde -- Aspargos

Gente, lembram que usei as pontas do aspargo para fazer refogado com cenoura (clique para ver). Pois é, usei os talos para fazer uma sopa bem levinha que ficou gostosa, além de ser super saudável, e ajudar as pessoas que abusaram em alguma refeição....

Creme verde de aspargos


Ingredientes:
4 talos de aspargos (tirei a pontinha de baixo)
4 buques de couve-flor
1/2 cebola
450ml de água
6 folhas de manjericão (fresco)
folhas de louro, salsinha, cebolinha e sal a gosto

Modo de preparo: coloque a água para ferver com a cebola, o louro, a salsinha e a cebolinha. Quando ferver, coloque os aspargos picados e tempere com sal. Depois de um tempinho, acrescente a couve-flor. Cozinha até que os legumes estejam macios. Desligue o fogo, e deixe abafado por uns 10 minutos. Leve ao liquidificador e acrescente as folhas de manjericão e bata muito bem. Caso fique ralo, volte ao fogo para apurar. Caso contrario, pode servir direto com um fio de azeite, acompanhado de uma bela salada de folhas e ainda acrescentar na sopa um frango desfiado ou uns grãos de quinoa cozidos.