segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Cera presente na casca da maçã

Esse mês estou bem sumida do blog, me desculpem pessoas que me acompanham por aqui, esse mês está bem corrido... E aí, resolvi só esclarecer alguns assuntos que rolaram esse mês na internet e que talvez algumas pessoas ainda não tenham visto...

O primeiro, foi sobre um vídeo que meu primo me enviou (mas não achei para postar) sobre o uso de ceras em maçãs. Esse vídeo rodou bastante nas redes sociais, e pelo que entendi, diziam que as empresas colocavam essa cera nas maçãs para deixar elas mais brilhantes e que poderia fazer mal para as crianças que consumiam...

Pois bem, eu já tinha visto os esclarecimentos, mas achei legal postar aqui, como uma informação para as pessoas....

Procurando artigos científicos, achei 2 (mas deve ter mais, procurei rapidamente), que diziam o que?!?! As MAÇÃS produzem NATURALMENTE uma cera que cobre a sua superfície, protegendo-a contra os estresses ambientais, tais como vento, radiação solar, desidratação e entrada de patógenos causadores de podridão nos frutos. 
A camada natural de cera nas maçãs pode variar de espessura, de acordo com a variedade da fruta, a época de colheita, o período em que a fruta ficou armazenada, a região de produção e as condições climáticas durante o desenvolvimento do pomar.

Portanto, sem pânico!!! É natural da fruta produzir essa película. 

Para quem se interessar, tem mais informações no site: As Delícias do Dudu e Movimento Infãncia Livre de Consumismo.

Há ainda informações da existência de ceras que são passadas em algumas frutas, mas que não prejudiciais ao nosso organismo.

(fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbf/v24n3/15137.pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-89132012000500010&lng=en&nrm=iso)

0 comentários: