terça-feira, 23 de setembro de 2014

Adoçantes artificiais induzem intolerância à glicose por alterarem microbiota intestinal

Continuando os assuntos do mês de Setembro...

Semana passada, o Professor Henrique Freire Soares postou em sua rede social um artigo sobre o uso de adoçantes artificiais e uma possível alteração de microbiota intestinal e como consequência intolerância à glicose. Se não me engano, no dia seguinte saiu em vários meios de comunicação.

Muitos já devem ter lido, mas também achei interessante deixar essa informação aqui no blog e para quem ainda não viu, é um momento de se informar...

Intolerância à glicose é uma "pré" diabetes; aumenta a concentração de glicose no sangue.

Na edição online da revista científica Nature, um grupo de investigadores do Instituto Weizmann, em Israel, publicam um artigo onde revelam que os adoçantes artificiais podem estar na origem do desenvolvimento de intolerância à glicose e doenças metabólicas em alguns indivíduos. 

De acordo com os resultados, os ratos que consumiram água com adoçante artificial (sacarina, aspartame e sucralose) desenvolveram intolerância à glicose quando comparados aos ratos que consumiram água pura ou água com açúcar. 

Pensando que as bactérias existentes na flora intestinal dos animais poderiam estar relacionadas com esta reação, os cientistas submeteram os animais a antibióticos com a intenção de eliminar muitas destas bactérias e verificaram que os efeitos dos adoçantes artificiais no metabolismo da glicose tinham sido completamente revertidos.

Além disso, os cientistas pediram também a indivíduos que normalmente não consumiam adoçantes artificiais, para o fazer durante uma semana. No final de uma semana a maioria dos indivíduos começou a desenvolver intolerância à glicose. Para justificar porque certos indivíduos desenvolveram intolerância à glicose enquanto outros não, os cientistas analisaram a flora intestinal e descobriram que existem dois tipos de populações de bactérias nos intestinos humanos, uma que induz intolerância e outra que não o faz.

Para os investigadores, provavelmente as bactérias existentes nos intestinos dos indivíduos que desenvolveram intolerância reagem aos químicos existentes nos adoçantes artificiais e secretam substâncias que vão provocar no hospedeiro (o homem) uma resposta inflamatória que leva à intolerância à glicose. 

Não se pode confirmar que o uso desses adoçantes induz a Diabetes, mas isso já serve de alerta. Recebo muitas pessoas na clínica que fazem uso de adoçantes em seu dia-a-dia, será que é válido? Para quem não tem Diabetes, talvez não seja interessante o uso de adoçantes. Mais estudos são necessários, mas comece a repensar seus conceitos...

(Fonte: http://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/full/nature13793.htmlhttp://www.tvciencia.pt/tvcnot/pagnot/tvcnot03.asp?codpub=36&codnot=24)

0 comentários: