terça-feira, 29 de abril de 2014

Arroz de forno

Fiquei pensando se postava ou não postava essa receita... Mas depois que minha marmita (Salada de quinoa II) de outro dia fez o maior sucesso em acessos, resolvi postar meu Arroz de Forno...

Sabe aquele dia que está com preguiça ou que a geladeira está cheia de sobras de comida? Junte tudo e coloque no forno! Ficou gostoso e bonitinho, não ficou?


Ingredientes
- 2/3 de xic (chá) de arroz cozido (usei arroz japonês pois é o que tinha em casa, mas pode usar arroz integral, melhor ainda)
- 1 col (sopa) de farinha de chia ou linhaça (pode ser a semente triturada)
- 1 xic (café) de água [50ml]
- cheiro-verde e sal a gosto

Para o recheio usei:
1/2 cebola picada
1/2 cenoura ralada
2 col (sopa) de milho (que já estava refogado)
3 shitakes (cogumelos) secos
1 col (sopa) de azeite
temperos a gosto (usei sal, orégano, cheiro-verde, pimenta do reino, noz-moscada)

Modo de preparo: primeiro de tudo, coloque os shitakes de molho em água (em temperatura ambiente). Enquanto isso, misture o arroz, com a farinha de chia ou linhaça, água, temperos, misture bem e reserve. Retire os shitakes da água (vão estar um pouco hidratados, para cortar, mas não totalmente moles), leve à panela com o azeite e acenda o fogo. Vocês vão observar que o shitake irá absorver o azeite, o que lhe dará um gosto bem gostoso, se necessário, acrescente um pouco de água para deixar o shitake mais macio. Depois de 2 a 3 minutos refogando o shitake, acrescente a cebola, e deixe refogar um pouco. Acrescente o milho, a cenoura e os temperos, deixe a cenoura murchar um pouco e está pronto.

Montagem: unte uma vasilha pequena de vidro com azeite, acrescente metade do arroz (o arroz ficará como um pouco grudento pois a farinha absorve a água), coloque o recheio e por fim, a outra metade do arroz. Leve ao forno pré-aquecido, fogo baixo, por uns 15 a 20 minutos, ou até que comece a  ferver, como tudo já está cozido, não precisa ficar muito tempo e se preferir, pode usar o forninho elétrico. Esse eu levei de marmita e depois esquentei no forninho elétrico.

No preparo desse prato, muitas coisas são variáveis como o tipo de arroz e o recheio utilizado, use sua imaginação para fazer o recheio que quiser e com o que tiver na geladeira, e bom apetite!

0 comentários: