quinta-feira, 18 de julho de 2013

Biomassa de Banana verde

Outro dia ganhamos banana verde e não pensei duas vezes e logo fui fazer a Biomassa de Banana Verde. 

A Banana Verde é rica em amido resistente. No processo de amadurecimento ele se converte em açúcar. Por isso fazemos a biomassa com a banana verde, que quando cozida verde, perde o tanino (elemento que amarra a boca) e mantem o amido resistente. No intestino, esse amido tem função prebiotica, aumentando o número de bactérias boas; melhora a saúde intestinal (tanto para quem tem intestino preso como para quem tem diarreia com freqüência); melhora sistema imunológico; reduz absorção de gordura e açúcares. Fora o potássio e todos os micronutrientes presentes nela. 

Por isso é super indicado para quem quer  uma alimentação saudável, para quem tem intestino preso, para os diabético, para quem tem hipercolesterolemia, para melhorar sistema imunológico e assim vai...

Mas como processa-la? Vamos lá...

Em uma panela de pressão, coloque a água para ferver. Enquanto isso, higienize muito bem as bananas verdes (fiz umas 6 unidades). Coloque as bananas na panela com água fervente e tampe. Assim que começar a chiar, conte 8 minutos, desligue o fogo e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas. Espere a pressão sair naturalmente.

Quando acabar a pressão, abra a panela, retire uma banana de cada vez, separe a polpa da casca. Coloque a polpa em um processador ou liquidificador e a casca mergulhe em água com 1/2 limão, e reserve. A polpa deverá ser processada bem quente até que forme uma pasta. Se não for utilizar na hora, mantenha em um saco plastico fechado por até uma semana na geladeira, ou em congelador por 3 a 4 meses. 

Coloquei a polpa em forminhas de gelo e congelei. Uso um cubo  em sucos ou adiciono em feijão ou sopas.

As cascas podem ser batidas com a polpa, ou reserve e use para a receita de Caponata de Banana Verde que colocarei em breve no blog. 

(Fonte: Valle, Heloisa de Freitas. Yes, nós temos banana: histórias e receitas com biomassa de banana verde/ Heloisa de Freitas Valle, Marcia Carmargos. - 2ª ed. - São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004)

Vejam um vídeo rapidinho que fiz para as redes sociais.



Vejam depois de congelado:


Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: FacebookInstagram,Twitter.

Atualização abril/16.

0 comentários: