Natalia Kodama

Nutricionista Funcional

Lanches

Opções de lanches para seu dia-a-dia.

Receitas

Receitas sem glúten, sem lactose

Antioxidantes na dieta

Previnem doenças, envelhecimento....

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Lanche: Vitamina (sem leite de vaca)

Essa vitamina ficou uma delícia, de verdade! Você pode utilizar como café-da-manhã, lanche da tarde, para antes do treino...
.
Vitamina de Banana, Quinoa e Canela
.
200 mL de leite de arroz (ou Leite de Amêndoas ou outro leite de vegetais)
1 banana nanica madura
2 colheres (sopa) de flocos de quinua
1 colher (café) de canela em pó 
--Bata tudo no liquidificador ou para facilitar, com o mixer. É importante que beba na hora. 
.
Os Leite de vegetais são ótimas opções de substitutos para o leite de vaca, mas em Rio Preto está um pouco dificil achar o leite de arroz, por isso, sugeri o de amêndoas. A Banana, fruta rica em nutrientes e ajuda a adocicar a vitamina e a dar energia para o dia ou para o treinamento. O Flocos de Quinua, além de ótima fonte de fibras, possuí também um teor de proteína vegetal bem interessante. E por fim, a Canela, potente antioxidante, ajuda a diminuir aquela vontade por doces.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

No Brasil,1/3 das mulheres pós-menopausadas sofrem de Osteoporose

No dia 24 de maio, a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) publicou em seu relatório que prevê uma explosão no número de fraturas por fragilidade à osteoporose nas próximas décadas, no Brasil. A Osteoporose é uma doença que atinge enfraquece os ossos e os torna mais suceptiveis a fraturas. Acredita-se que essa doença afeta 33% das mulheres pós-menopausadas do Brasil.

Estima-se que em 2050, 37% da população brasileira terá mais que 50 anos. Por ano, 125 000 das fraturas são de quadril e a tendencia é que aumente 16% em 2020 e 32% em 2050. As fraturas em quadril são a maior causa de sofrimento, incapacidade e morte prematura, em idosos.

Organizado pela IOF, a "Auditoria da America Latina: Epidemiologia, Custos e Perdas da Osteoporose em 2012", envolveu 14 países da America Latina, revelou:

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ftalatos: o que é, o que tem, o que pode causar



Os ftalatos são compostos químicos que são adicionados ao policloreto de vinila (PVC) para conferir maleabilidade a plásticos e estão presentes em brinquedos, na composição de produtos cosméticos (esmaltes e perfumes), como aditivos em produtos de limpeza e agrotóxicos, equipamentos médicos, produtos farmacêuticos e solventes de tintas. Nos alimentos industrializados, os ftalatos podem estar presentes devido a contaminações durante o processo produtivo, em função dos tipos de equipamentos utilizados, manuseamento, transporte, armazenamento ou às próprias embalagens. 
.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tapioca com Patê de Tofú

Oi gente, hoje o post é rapidinho, só para mostrar meu lanche de ontem:

Tapioca com Patê de Tofu

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Quer engravidar? Come gergelim....

Ando vendo muitas pessoas querendo engravidar, achei interessante quando vi no Blog de Henrique Freire Soares o uso de gergelim e linhaça na fertilidade.


Muitos estudos mostram que antioxidantes podem melhorar a fertilidade. A vitamina C é um potente antioxidante e como já disse aqui no blog, o gergelim também. (Clique aqui para ler)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Patê de Tofu com Tahine, Azeitona e Ervas

Tofu... acho uma ótima opção como substitutos de ricotas, queijo frescal, queijo fresco. Já passei uma receita de Patê de Tofu com Tomate Seco e hoje usei a mesma base (tofu) mas mudei os ingredientes fazendo um novo Patê.

Patê de tofu com tahine, azeitona e ervas

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Jantar aconchegante: Sopa de Feijão

Friozinho... pede uma sopa né? Hoje fui na geladeira procurar o que tinha que poderia dar uma sopa! Achei algumas sobras do almoço, alguns legumes e pronto:

Sopa de Feijão.