terça-feira, 20 de março de 2012

Bolo Gelado de Coco, sem glúten, sem leite

Ontem foi Feriado, Aniversário de São José do Rio Preto! Ótimo dia descansar, entrar na cozinha e testar receitas. Então fui na internet e achei essa receita: Bolo Gelado "Toalha Felpuda" Não Contém Gluten Não Contém Lactose, a responsável pelo blog mora no Japão e é celíaca. Deem uma olhada no Blog, tem várias receitas e dicas interessantes, testei outras receitas que coloco em outra oportunidade. 

Fui para cozinha, e fiz minhas adaptações.

1 e 1/2 xic (chá) de farinha de arroz
3 colhesres (sopa) de fécula de batata
2 colheres (sopa) de polvilho doce
3 ovos (usei caipira)
1 e 1/2 xic (chá) de açúcar demerara 
2 colheres (sopa) de manteiga clarificada derretida
1 xic (chá) ou 1 vidro de leite de coco
3 colheres (sopa) de coco ralado
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em químico

Primeiro, junte todas as farinhas com o coco ralado, reserve. Separe as claras das gemas, bata as claras em neve, reserve. A parte, peneire as gemas (para retirar a película que a envolve); meça 1 e 1/2 xic. de açúcar e bata no liquidificador para que fique mais fino (o açúcar demerara é grosso); e bata na batedeira, as gemas, o açúcar e a manteiga até virar um creme aerado mais claro (não fica muito claro por causa da cor do açúcar). Ainda na batedeira, acrescente a essência e vá alternando o leite de coco com a mistura das farinhas, até ficarem bem incorporados. Por fim, acrescente o fermento e bata só um pouco. Com uma espátula, incorpore a clara em neve, delicadamente. Coloque em assadeira untada, em forno baixo pré-aquecido até dourar.

Calda: 1/2 xic (chá) de leite de coco; 1/2 xic (chá) de açúcar (demerara); 1 xic (chá) de leite de soja; +- 1/2 xic de coco em flocos (sem açúcar). Leve os leites com o açúcar ao fogo para ferver e apurar um pouco (não deixei engrossar muito), desligue o fogo, acrescente o coco e espere esfriar um pouco. Fure o bolo com um garfo, regue o bolo com o caldo, o líquido irá penetrar e o coco irá decorar. 

Ficou uma delícia mesmo sem gelar, da próxima vez, vou diminuir um pouco o açúcar. Agora, embalei os pedaços e congelei, depois conto como ficou.