quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sopa gelada para o verão

Nesse calor, uma ótima opção é uma Sopa Gelada que geralmente os japoneses fazem com um macarrão chamado Somem, mas como ele possui glúten, adaptei a receita e utilizo o Bifum.


1/2 pacote (250g) de bifum 
4 ovos caipira
cebolinha a gosto
1 litro de água
8 vagens
1 cenoura média
4 shitakes
1 colher (sopa) hijiki (alga)
1/2 pacotinho de Kombodashi (tipo de tempero pronto de algas) [foto]
5 a 6 colheres (sopa) de shoyo macrobiótico (não possui açúcar, corante e glutamato monossódico)


Modo de preparo: coloque os shitakes de molho em água e reserve. Leve ao fogo o 1 litro de água, para começarmos o caldo. Enquanto isso, pique a vagem em rodelas, a cenoura em cubos pequenos e acrescente à água já fervida. A parte, prepare o ovo do mesmo modo que na Salada de Bifum e reserve. Pique o shitake, também em cubos e acrescente ao caldo, junto com o hijiki. Adicione o kombodashi e vá acrescentando o shoyo aos poucos até que o tempero fique ao seu gosto. Lembre-se de que ele ficará levemente salgado pois o bifum não possui sal e assim que os legumes estiverem cozidos, desligue o fogo, espere esfriar um pouco e leve o caldo para a geladeira. Ferva água, o suficiente para cobrir o bifum, coloque o bifum em uma vasilha funda, acrescente a água fervida e espere um pouco até hidratar, e escorra. Assim que o caldo ficar gelado, é só montar: coloque o macarrão, o caldo, o ovo em tirinhas e salpique a cebolinha. Rende de 4 a 5 porções.

kombodashi
É possível encontrar em outras marcas, vá a uma loja de produtos orientais e peça. Em Rio Preto, o Supermercado Primavera e o Itiban; pode ser que algum supermercado também possua esses ingredientes, mas não sei especificar qual.
Essa não é a receita original da sopa, como sempre fiz minhas adaptações com o que tinha em casa. Há quem varie os legumes, há quem adicione ainda o glutamato monossódico, o shoyo convencional (que contém corante...), é possível ainda mudar o tipo de alga, utilizar o caldo de peixe (hondashi), usar o macarrão Somem (para aqueles que podem consumir glúten). Faça a sua adaptação.