quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Chegou o verão: dicas saudáveis


Hoje oficialmente é o primeiro dia do Verão!!

Essa é uma época bem quente e sempre é bom reforçar algumas orientações básicas:

- Hidrate-se: com o calor, nosso corpo tem uma necessidade aumentada de líquidos. A maior parte do nosso organismo é líquidos e perdemos fluídos com a transpiração, respiração, urina... por isso, é importante a ingesta de líquidos. Água, sucos, chás, água de coco...

- Evite alimentos gordurosos e ricos em açúcares: esses alimentos dificultam a digestão e somado ao calor pode causar algum mal estar.

- Prefira Verduras e Legumes: alimentos saudáveis, ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes, além de conter fibras e água em sua composição. Leves e saudáveis as saladas devem fazer parte de almoços e jantares, e também podem ser utilizados como aperitivos. 

- Coma frutas: também ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e água. Ótimas opções para substituir aqueles doces ricos em açúcar. Podem ser usadas como sobremesas, lanches, sucos, nas saladas.


- Praia: 

(1) para quem vai a praia sugiro levar sacola térmica, com frutas, líquidos e talos de legumes (salsão, cenoura, pepino, erva-doce) com sal, são deliciosos aperitivos! Há ainda quem prefira colocar um limão nos talos, mas tome cuidado para a exposição da pele com limão ao sol pois pode se tornar uma queimadura e atrapalhar as férias.

(2) prestem sempre atenção as condições higiênico-sanitárias dos lugares onde irão comer, o calor contribui a proliferação de bactérias que podem causar diarréias e outros transtornos gastrointestinais. Observem como os alimentos estão sendo armazenados e manipulados.

(3) aproveite a linda vista do mar e aproveite para fazer caminhadas na orla, procure fazer caminhadas no começo da manhã ou no final da tarde em que o sol não está tão forte.

(4) não se esqueça de se proteger do sol, o excesso do mesmo pode causar queimaduras e câncer de pele. Use sempre filtro solar, chapéus, procure ficar embaixo de um guarda-sol.

E aproveite seu Verão!!