terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Konnyako e suas propriedades

Nesse fim de semana, eu comi o que os japoneses chamam de Nishimê, é um cozido oriental muito saboroso. Enquanto comia, fiquei observando os ingredientes e pensei em falar aqui as propriedades de cada um.
Esse é o Nishime, circulei de vermelho o Konnyako.
Ai, hoje, vi uma reportagem falando que a chef inglesa Nigella Lawson, que apresenta um programa no GNT, atribuiu sua perda de peso a um macarrão feito do mesmo tubérculo que é feito o Konnyako. Aproveitei e já fui pesquisar sobre o mesmo. 


Originário da Península da Indochina, foi introduzido no Japão a cerca de 5000 anos atrás, o Konnyako é derivado de um tubérculo chamado Amorphophallus konjac, apresentando em torno de 97% de água, 0,2% de proteína e 3% de carboidrato. Estudos descrevem ser um alimento de baixa caloria e elevado teor de cálcio. Não sei descrever sua textura, mas é uma textura característica que deve à presença do Glucomannan.

O Glucomannan é uma fibra solúvel e tem sido utilizado no tratamento da obesidade, devido à sensação de saciedade que ele produz; na constipação, porque aumenta o volume das fezes; como agente hipocolesterolêmico, ou seja, reduzindo o colesterol sanguíneo e agente como hipoglicemiantes, provavelmente, retardando o esvaziamento gástrico e reduzindo a oferta de glicose para a mucosa intestinal. 


Por suas propriedades, seu uso parece ser bem interessante. Mas pode ocorrer alguns efeitos colaterais como o aumento da produção de flatulência.


Hoje falei sobre o Konnyako, em uma próxima vez, escreverei sobre os outros alimentos que formam o Nishimê. Cada alimento presente neste prato japonês apresenta propriedades bem interessantes.


Onde comprar em Rio Preto: você pode encontrar no Itiban (Av. Alberto Andaló, 3063, Centro) e no Mercado Primavera (R. General Glicério, 1979, Vl. Maceno). Se alguém souber de algum outro lugar, me avise! 

0 comentários: