sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mastigação e Saciedade


Hoje em dia, com o dia agitado e corrido que as pessoas levam, muitos procuram refeições rápidas, ou "engolem" a comida, ou mesmo se alimentam ao mesmo tempo em que continuam seus trabalhos. Com isso, poucos se preocupam com o ato da mastigação.

A mastigação pode ser caracterizada como a ação de morder, triturar e pasteurizar o alimento. É uma das fases mais importantes da digestão pois tem como objetivo a degradação mecânica dos alimentos, reduzindo-os a um tamanho adequado para serem deglutidos e digeridos.

Apetite e Saciedade são duas palavras que se seguem. A ingestão de alimentos se dá quando há a percepção de fome (apetite) e se termina quando há a saciedade. A saciedade pode ser definida como a sensação pela qual o indivíduo não aceita mais alimento pelo fim da fome. Além de suas funções aqui já descritas, o processo da mastigação é fonte rica dos impulsos diversos que estimulam ainda mais o centro da saciedade. 

Por isso, o ato de mastigar se torna algo que merece destaque e atenção no dia-a-dia de nossa alimentação pois serve como um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos a se ingerir. Durante esse processo o corpo vai recebendo avisos e se preparando quimicamente para a assimilação dos nutrientes, até o momento em que dá sinais de apetite saciado. 

Além de não se preocuparem com a mastigação, muitas pessoas ao se alimentarem assistindo televisão ou trabalhando ao mesmo tempo, se distraem com essas outras atividades e acabam perdendo o controle de quanto estão comendo. 

Entre outros fatores, a distração e a má mastigação podem levar a uma ingesta de alimentos maior da necessidade de seu organismo e esse excesso contribuirá ao ganho de peso. Por essa razão, faz-se necessário a boa mastigação, a realização das refeições em lugares tranquilos e calmos, assim como a disponibilidade de tempo para o mesmo.

0 comentários: