terça-feira, 13 de setembro de 2011

Torta sem glúten e sem leite

Eu não falei aqui que não consumo glúten pois tenho uma hipersensibilidade ao mesmo. Ontem teve festinha de aniversário, como os salgadinhos convencionais (esfirras, coxinhas...) contém glúten, minha tia querida fez uma Torta sem glúten e sem leite, que ficou uma delícia! Eis a foto de um pedaço:



Não me lembro de onde peguei essa receita, mas com certeza adaptei:

Ingredientes: 4 ovos; 3/4 xic (chá) de óleo vegetal; 1 xic (chá) de água; 1 xic (chá) de maizena; 1 xic. (chá) de creme de arroz; 1 col (chá) de sal; 1 col (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje 2/3 da massa em uma assadeira untada, espalhe o recheio por cima e termine com o resto da massa. Leve ao forno médio pré-aquecido até dourar.

Como recheio ela usou frango, palmito, cenoura, tomate, cheiro verde, azeitonas. Você pode variar a vontade, colocando sardinha, atum, escarola, tofú, entre outras várias opções que vai da sua criatividade. Eu já triturei linhaça e joguei por cima da torta.